Para pessoas com almas forte e corações meigos, que buscam ver o lado positivo de tudo, que não se contentam com pouco e acreditam no crescimento interior e exterior. Que se pode ser tão sábio e consciente como qualquer Buda, ou Cristo, ou Mahavira. E tão rico quanto qualquer Bill Gates.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A vida é um mistério a ser amado

A mente cética é uma das mais belas coisas no mundo. As religiões a condenaram porque não eram capazes de responder às perguntas céticas; queriam apenas as pessoas crentes. A mente cética é exatamente o oposto da crente.
Sou totalmente a favor da mente cética. Não acredite em nada a menos que você tenha vivido a experiência. Não acredite em nada - continue questionando, mesmo que isso requeira muito tempo.
A verdade não é uma coisa barata. Não está acessível ao crente; somente ao cético. Lembre-se apenas de uma coisa: não seja meio-cético. Seja um completo cético.
Quando digo para ser totalmente cético, quero dizer que suas idéias céticas devem ser igualmente submetidas às mesmas provas como as crenças de quaisquer outras pessoas. O ceticismo, quando é total, extingue-se, pois você precisa questionar seu próprio ceticismo e duvidar dele.
Você não pode abster-se de duvidar de seu ceticismo ou estará adotando a posição do crente. Se conseguir duvidar do cético que existe em você mesmo, então o místico não estará muito distante.
O que é um místico? É aquele que não tem resposta, que fez todas as perguntas possíveis e chegou à conclusão de que nenhuma pergunta tem resposta. Sendo assim, ele deixou de questionar. Não porque tenha encontrado a resposta. Ele simplesmente descobriu que não existe resposta em lugar algum.
A vida é um mistério, não uma pergunta. Não é um quebra-cabeças a ser resolvido, nem é uma pergunta a ser respondida, mas um mistério a ser vivido, um mistério para amar e com ele dançar.

Osho, em "O Deus que Nunca Existiu"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Este é seu espaço, diga o que quiser...

Widget by SemNome