Para pessoas com almas forte e corações meigos, que buscam ver o lado positivo de tudo, que não se contentam com pouco e acreditam no crescimento interior e exterior. Que se pode ser tão sábio e consciente como qualquer Buda, ou Cristo, ou Mahavira. E tão rico quanto qualquer Bill Gates.

quarta-feira, 3 de março de 2010

JÁ VIU PEIXE COM SEDE?

Não. Nunca vimos peixe dentro d'agua com sede. Osho tem cada tirada! O cara é realmente fantástico. Nunca vimos porque isso não é possível. A essência do peixe é a água, faz parte dele, ele está ali, na água, nasceu nela, vive nela, não conhece outra realidade, fora da água ele não pode sequer viver.
É isso. Somos como peixes. Não somos o corpo físico e a mente. Somos a consciência, estamos diluidos no Todo. Se percebemos nosso corpo e nossa mente, então não podemos estar dentro deles. É o tal observador... lembra?
Enquanto acreditarmos que somos simplesmente esse corpo, esses pensamentos e sentimentos constantes, enquanto nos rotularmos com qualidades e defeitos que nos acostumamos a nos atribuir, ficaremos com sede. Uma sede de vida, de respostas, de soluções, de objetivos, de muita, muita coisa, e nada nos satisfará... porque a água não estará no mundo de fora, na imagem refletida no espelho, mas em nossa própria natureza, na divina natureza, na natureza do peixe dentro d'agua. Esse é o "voltar pra casa". É perceber que tudo o que vemos, a vida que assistimos nossa matéria viver todos os dias e nossa cabeça pensar, não somos nós. Nós estamos assistindo a isso... e quem somos nós?
Sabe aquele buraco, o "tá faltando alguma coisa"? É a sede. É o peixe que esqueceu sua natureza, esqueceu que a água é sua essência. Portanto, a solução é relembrar. É no exercício da auto-observação que começamos a ser telespectadores da vida, dos papéis que representamos, e isso vai nos aproximando cada vez mais de nossa natureza. Aí é que vem a constatação de que não sei quem sou...
É o começo da loucura. E a porta aberta para soluções. Os problemas deixarão de existir e se tornarão "situações", começaremos a perceber que podemos fazer escolhas e lá estaremos nós criando nossa realidade... e será como um exercício, um treinamento diário, e não tem como parar mais. Já não vai dar pra voltar a viver acreditando que tudo o que tá aí no mundo é a realidade, então só restará a alternativa de buscar se conhecer. Será o assistir a personagem vivenciando a história ou "estória", por você criada. E se vc esquecer que é o criador e começar a achar que é a personagem... aí a cabeça dá nó. E dá nó mesmo!! Porque vc já sabe que não é, só não sabe ainda quem é...
Se tá difícil de entender, esqueça. Não tente. Só comece a perceber os pensamentos. Nesse momento vc verá que não será eles, vc os estará vendo. Então se perguntará: quem sou eu? Aí, naturalmente, vc mergulhará no oceano e será um peixe. Então, a sede acaba.

2 comentários:

  1. Tem situações que acontecem que é realmente como um peixe fora d’água, ficamos sem oxigênio sem ter como sobreviver... o sentimento é algo muito forte que deixa as pessoas sem rumo, as vezes sem perceber vc ver que gosta e que ama...mas este sentimento não depende só de vc, ai vc ver e perceber aquele buraco, o "tá faltando alguma coisa"? É a sede, e se vc não perceber que há porta abertas para soluções vc fica fora d´água...é preciso muita sabedoria e não vai dar pra voltar a viver acreditando que tudo o que tá aí no mundo é a realidade, então só restará a alternativa de buscar se conhecer.
    Adorei este blog, devia ter prestado atenção nele antes, sempre olhei vi muita coisa boa mas só agora tive vontade de me expressar talvez as circunstâncias....estão de parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por ter se expressado... entendo vc, o que escrevemos faz parte de nossa vivência. Realmente, enquanto estamos sentindo o vazio, na expectativa de preenchermos com o amor de alguém, é porque ainda não estamos nos suprindo com o que precisamos. Que bom que vc entendeu. Só recebemos o que já temos. O caminho é para dentro, a solução é o auto-amor. Siga conosco. Valeu!!

    ResponderExcluir

Gostou? Este é seu espaço, diga o que quiser...

Widget by SemNome