Para pessoas com almas forte e corações meigos, que buscam ver o lado positivo de tudo, que não se contentam com pouco e acreditam no crescimento interior e exterior. Que se pode ser tão sábio e consciente como qualquer Buda, ou Cristo, ou Mahavira. E tão rico quanto qualquer Bill Gates.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A Face Original

O Zen tem seu jeito próprio de falar a respeito da compreensão suprema de Deus.
Face original é aquilo que Deus é. Face original quer dizer a sua face quando você não tinha qualquer definição, quando você não tinha corpo, não tinha contorno, nenhuma localização.
Face original significa significa a sua realidade sem forma, quando você nem era nascido, quando nem mesmo seu pai e sua mãe eram nascidos.
Face original quer dizer a fonte de energia, a fonte de energia absoluta, a energia original, além da qual não conseguimos ir - além da qual não existe caminho algum para se ir. Face original quer dizer: abandone todas as máscaras, todos os nomes e todas as formas, e apenas continue olhando para dentro de si e tentando encontrar aquele algo que não foi criado por você, que não foi criado pela sociedade, que não é um sistema de crenças, que nada tem a ver com a sua mente. E continue olhando, continue olhando... Um dia, você tropeça e dá de cara com o observar - que é a única coisa que você não criou, e que é a única coisa além da qual você não consegue ir. Deixe-me repetir, isso é significante. O observador é a única coisa em você, além da qual você não consegue ir. Você não consegue observar o observador.
Como você conseguiria observar o observador? Você consegue observar o corpo - e se certificar que você não é o corpo. Você consegue fechar os olhos e ver o seu corpo, ele está ali. Há uma ligeira dor de cabeça, suas pernas estão ficando dormentes. Assim, uma coisa é certa - você está separado da dormência da perna , caso contrário, como você iria saber dela? O conhecedor tem que estar separado daquilo que está sendo conhecido. Uma coisa é certa: você não é a cabeça nem a dor de cabeça. Você é essa consciência que está conhecendo isso.
Depois continue aprofundando. O corpo não é você. Os pensamentos estão flutuando na mente - um tráfego constante. Um pensamento vem , outro pensamento vem, e eles continuam se apressando nesse entra-e-sai. Esses pensamentos são vocês? Como podem ser? Então quem é esse observador? Esses pensamentos são como hóspedes e você é o dono da casa. Assim, uma outra camada foi quebrada. Você não é esses pensamentos, você não pode ser. Você é o observador, aquele que continua vendo...
Um pensamento surge, a raiva está chagando. Alguém o insultou e você fica com raiva - um pensamento surge, uma fumaça de raiva aparece. Quem é este que sabe que a raiva está chegando? E, em seguida, ela retrocede também! Num momento a raiva não estava ali, no momento seguinte ela apareceu, e depois novamente ela se foi. Ora, quem é este que está observando? Não há como. Se você puder observar aquele observador, então aquele que está observando será você - não além dele. Esta é a origem, o que os hindus chamam de sakshin, o observador, e o povo Zen chama de face original. Isso é o que outras religiões chamam de Deus. Deus é a sua face original.

OSHO - Zen: The Path of paradox - Vol. 3
4 de julho de 1977 - Buddha Hall - Puna/Índia
Tradução: Sw. Bodhi Champak

Um comentário:

  1. ADOREI!!!!!!!!!
    Cristal, vc é o cara!!!!!!
    Esse texto de nosso amado Osho é o resumo final de toda a verdade da vida de um ser humano.
    Espero q as almas meigas e os corações fortes façam bom proveito e apliquem em suas vidas, assim como nós aplicamos e transformamos nossas vidas pra uma qualidade bem superior as antigas formas q viviamos.
    Feliz e grata

    ResponderExcluir

Gostou? Este é seu espaço, diga o que quiser...

Widget by SemNome