Para pessoas com almas forte e corações meigos, que buscam ver o lado positivo de tudo, que não se contentam com pouco e acreditam no crescimento interior e exterior. Que se pode ser tão sábio e consciente como qualquer Buda, ou Cristo, ou Mahavira. E tão rico quanto qualquer Bill Gates.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Pare!

Pare!

No momento que você tiver o impulso de fazer alguma coisa, pare.

Você pode tentar isso em qualquer lugar. Você está tomando seu banho – subitamente ordene a si mesmo “Pare!” e pare. Mesmo que seja apenas por um momento, você irá sentir um fenômeno diferente acontecer dentro de você.

Você é lançado para o centro e subitamente tudo cessa – não somente o corpo. Quando o corpo para totalmente, sua mente também para.

Quando você disser, “Pare!” não respire. Deixe que tudo pare... nenhuma respiração, nenhum movimento corporal. Por um único momento permaneça nessa parada e você irá sentir que penetrou subitamente, como um foguete, no centro.

E mesmo um vislumbre é milagroso, revolucionário. Isso lhe transforma, e aos poucos você pode ter vislumbres mais claros do centro. Eis por que a inatividade não é para ser praticada. Use-a bruscamente, quando você estiver desatento.

Por exemplo, você estava indo tomar um copo d’água. Você tocou na água, no copo de vidro – de repente pare. Deixe a mão ficar lá, deixe que a vontade de beber, a sede ficar lá dentro, mas você para completamente.

O copo de vidro está do lado de fora, a sede está do lado de dentro; a mão está no copo de vidro, os olhos estão sobre o copo – pare subitamente. Nenhuma respiração, nenhum movimento, como se você estivesse morto. O próprio impulso, a sede, irá liberar energia, e essa energia é usada para ir ao centro. Você será jogado para o centro. Por quê? Devido a que qualquer impulso é um movimento externo. A energia está sempre em movimento – seja saindo ou entrando. Energia nunca pode ficar estática.

Lembre-se de três coisas... Primeiro, tente isso somente quando um impulso real estiver lá. Segundo, não pense sobre parar, apenas pare. E terceiro, espere! Quando você parar, nenhuma respiração, nenhum movimento – espere e veja o que acontece.

Quando digo pare, isso significa parar totalmente, completamente. Nada se move, como se o tempo inteiro tivesse parado. Não há nenhum movimento – você simplesmente é! Nessa simples existência, de repente o centro explode.

Osho, em "The Book of Secrets"
Imagem por szeretlek_ma

Um comentário:

  1. é massa... tava mesmo querendo uns lembretes de meditação assim, pra fazer durante os afazeres do dia, pra alertar a auto-observação. Amo muito tudo isso. "NÃO PARE" (rsrsrs). Continue sempre lançando os textos que der na telha... valeu!

    ResponderExcluir

Gostou? Este é seu espaço, diga o que quiser...

Widget by SemNome